A blefarite é uma inflamação que se dá nas bordas da pálpebra. Pequenas sujeiras, como se fossem caspas, aparecem nos cílios e também pode causar dores e vermelhidão nos olhos. A doença pode manifestar-se em qualquer idade.
Além disso, quando as glândulas se mantém com funcionamento falho e causam a blefarite, há uma alteração em nosso canal lacrimal, o que pode levar aos sintomas do “olho seco”.
Quais as causas da blefarite?
Geralmente, as causas estão relacionadas à colonização na pálpebra por bactérias da flora normal da pele. Quando há muita oleosidade na pele, esta colonização é exacerbada, o que gera uma disfunção nas glândulas.
Outras causas:
- Conjuntivite;
- Olho seco;
- Úlceras corneanas;
- Rosácea;
- Dermatite.
Tratamento
Apesar de ser uma doença que não tem cura, apenas controle, a blefarite só fica aparente quando o paciente para de fazer o tratamento.
Antibióticos e anti-inflamatórios podem ser tomados dependendo do caso do paciente, mas o melhor tratamento é sempre manter a higiene em torno dos olhos.
Uma limpeza diária pode ser feita com um pano sensível para a pele, com um pouco de algum produto propício para os olhos, sempre indicado por um médico. É importante fazer o procedimento com cuidado e com leveza e apenas por fora dos olhos, nos cílios e não dentro. Pomadas e colírios próprios também são indicados para o caso.