Tontura e vertigem são os sintomas mais comentados por pacientes em exames médicos. Entre as muitas doenças e sinais que o corpo pode estar  enviando por meio dessas reações, as complicações visuais podem estar diretamente ligadas.

A visão fraca ou os óculos com validade vencida podem ser um dos maiores causadoras de tonturas para quem tem quadros oftalmológicos que exigem acompanhamentos.

Veja quais são as maiores causas de tontura causadas por problemas de visão.

Defeitos refrativos

Miopia, hipermetropia e astigmatismo são defeitos refrativos que causam grande dificuldade de enxergar de longe ou de perto. Esses problemas levam à dificuldade da visão de imagem nítida e passam a exigir um esforço maior para enxergar com clareza. Diante disso, são grandes responsáveis pelas tonturas.

Já que não é possível enxergar nitidamente, o corpo se esforça para atingir um grau de visão melhor e isso gera as dores de cabeça. O conflito que passa a ser gerado entre a imagem formada e a confusão do cérebro com a pouca nitidez, causa os desequilíbrios e, na maioria dos casos, enjoos.

A presbiopia

Conhecida como visão cansada, a presbiopia é mais comum nas pessoas acima de 40 anos. Portanto, pode surgir de maneira prévia devido ao esforço excessivo da visão.

Aqui, não podemos considerar um erro refrativo, mas o cansaço dos músculos oculares resultam na dificuldade de enxergar e então repete-se as causas do tópico acima, causando a tontura.

O glaucoma

O glaucoma é um caso mais grave que necessita de maior atenção. Acontece por causa da pressão intraocular, onde o globo ocular comprime o nervo óptico, causando erros irreversíveis e se não cuidado até a perda de visão.

O glaucoma pode levar rapidamente a fortes dores de cabeça, estando diretamente ligada a tonturas e perdas de equilíbrio.

A catarata

A catarata está entre os problemas de visão que causam tontura devido ao principal desenvolvimento da doença, caracterizada como uma membrana que cobre os olhos e dificulta a visão perfeita. A catarata é mais comum em idosos e deve ser tratada assim que diagnosticada para que o paciente não corra o risco de cair ou causar qualquer acidente devido às tonturas e falta de visão.

Agora você já sabe: tonturas e dores de cabeça podem não ser tão comuns como imaginamos, elas sempre são avisos do nosso corpo. Procure seu médico e oftalmologista em casos de dúvidas e cuide bem de sua visão.