O cotidiano, o cansaço e a saúde dos seus olhos são a pauta de hoje por aqui.

Pois, provavelmente, você já sentiu sua visão cansada ao final do dia ou de longos períodos de estresse, por exemplo. Vamos esclarecer!

O que é? Astenopia é o termo técnico que designa a fadiga ou cansaço visual.

A fadiga visual pode ocorrer por inúmeras circunstâncias. Assim como nosso corpo, os olhos podem ser tomados pelo cansaço. Ou seja, como uma das respostas ao esgotamento físico, pode haver a manifestação da astenopia.

Alguns hábitos inadequados no trabalho provocam a Astenopia. Sendo eles a perda momentânea de foco e oscilações causadas por tarefas cotidianas, como concentração em um mesmo objeto por um longo período, uso de má iluminação assim como constantes alternâncias entre ambientes de luz natural e artificial.

Porém, também pode acontecer alguns casos como: privação do sono, irritabilidade, uso de alguns medicamentos ou mesmo exposição exagerada dos olhos a uma única tarefa.

Falando em sintomas, apresentam-se por:

  • Dificuldade no foco, impressão de manchado, visão borrada, sensibilidade à luz (fotofobia);
  • Dores de cabeça, tontura e contratura;
  • Coceira, vermelhidão, sensibilidade excessiva e olhos lacrimejantes.

Comumente a pessoa que começa a perceber esses sintomas busca resolver o problema utilizando óculos de descanso. Porém é essencial consultar um oftalmologista. Somente um médico especialista poderá aconselhar da melhor maneira e ajudar no tratamento da doença.

Conheça a nossa equipe de médicos e faça uma consulta preventiva!