O termo cirurgia refrativa, refere-se à técnica aplicada para corrigir os defeitos como hipermetropia, miopia e astigmatismo. Tais erros refrativos vão se desenvolvendo ao longo da vida da pessoa. Assim, a situação de desagradável dependência de lentes corretivas, quer ela seja se óculos ou lentes de contato, pode ser eliminada em poucos segundos. Esta cirurgia é realizada com excimer laser, por isso ela é extremamente rápida.

A cirurgia refrativa em si é bem simples. Em cada olho, dura apenas alguns segundos. Corrige normalmente todo o grau e produz uma recuperação muito rápida. A cirurgia facorrefrativa, por sua vez, é realizada em pessoas com problemas mais acentuados e quem tenham catarata associada. Ela elimina de uma vez só a catarata, os problemas refrativos (de grau) para longe e para perto. Tudo isso em uma única cirurgia. A técnica consiste em uma micro incisão na córnea e, através desta, a catarata é retirada. Em seu lugar é implantada uma lente intraocular multifocal.

Como nem todas as pessoas estão aptas a realizar esta cirurgia, é feita uma criteriosa avaliação pré-operatória. Nesta avaliação define-se se o candidato está ou não apto a realizar a cirurgia indicada. Repetindo, está técnica corrige os defeitos de visão para longe e para perto. Libertando a pessoa da necessidade do uso de óculos.