A rotina de quem trabalha em frente ao computador, passa várias horas do dia olhando para a tela do celular ou muito tempo na frente da televisão, acaba maltratando a saúde dos olhos. Por mais que imaginemos que isso seja natural, sentimos dores de cabeça, ardência, vermelhidão e até lacrimejamento.

Isso ocorre devido ao cansaço da vista aos nossos costumes. Trouxemos algumas dicas de como relaxar os olhos e pequenos exercícios para fugir do temido mal estar.  

 

Leia e pratique!

 

1 – Feche os olhos vários momentos por dia

 

Fechar os olhos por um pequeno momento durante as atividades do dia é um exercício muito válido para hidratação, descanso e relaxamento da vista. Outra dica importante é piscar bastante enquanto está focado em frente à tela do computador.

Essa técnica auxilia na lubrificação da vista, evita ardência dos olhos e previne a Síndrome do Olho Seco, uma alteração na produção de lágrimas do olho que prejudica sua lubrificação.

 

2 – Olhe para longe

 

Outro exercício importante enquanto estamos com a visão focada por muito tempo em alguma coisa é olhar para longe por um pequeno tempo. Se feito pelo menos uma vez a cada hora, previne dores de cabeça, nos olhos e dá sensação de relaxamento e descanso para a vista.

 

3 – Realize consultas periódicas

 

As consultas periódicas permitem que se descubra com antecedência alguns possíveis problemas e complicações. O ideal, mesmo que você não esteja sentindo alguma irritação, é que 1 vez por ano seja realizada uma consulta.

 

4 – Alimente-se corretamente

 

Um prato bem colorido com bastante vegetais é mais do que importante para a saúde do corpo todo, não somente dos olhos. Mas, alguns alimentos são específicos para a saúde dos olhos por conterem vitaminas que desempenham um importante papel. Dentre tantos, são eles: a cenoura, couve, espinafre e a gema do ovo cozida.   

 

5 – Não fume

 

O cigarro e as suas substâncias tóxicas aumentam o risco de desenvolver Degeneração Macular, Catarata e danos irreversíveis ao nervo óptico, o que pode levar a cegueira.

 

6 – Não use colírios sem prescrição médica

 

O colírio é um remédio como todos os outros. Desse modo, possuem indicações específicas, modos de usar e contraindicações. Seu uso incorreto, embora possa trazer um alívio momentâneo, também pode trazer consequências. Lembramos que, diferente de remédios como comprimidos, os colírios agem diretamente nos olhos, oferecendo sérios riscos se utilizados de forma incorreta e sem a prescrição médica.

 

7 – Lave sempre as mãos

 

Manter as mãos higienizadas é de extrema importância para não correr o risco de infeccionar e atrair doenças para os olhos. Principalmente para quem usa lentes, estar com as mãos higienizadas no momento de manuseá-las e colocá-las é essencial.

 

8 – Use óculos de sol

 

Os óculos escuros são conhecidos atualmente apenas como acessório de moda, mas eles são muito importantes para a saúde dos olhos. Além de impedir que o sol atinja diretamente nossa visão, as boas lentes realmente protegem dos raios UVA e UVE.

 

9 – Não durma de maquiagem

 

A higienização em torno dos olhos é importantíssima para evitar infecções e doenças. O uso de maquiagens, mesmo as de qualidade, oferece riscos à visão. Dormir com maquiagem pode irritar os olhos e dar alergias. Fora isso a maquiagem pode entrar nos olhos durante a noite e trazer complicações.

 

10 – Não use óculos de outras pessoas

 

É extremamente perigoso usar óculos de outras pessoas ou comprados sem prescrição médica. Outros óculos que não sejam feitos especialmente para seu problema e com o grau correto, podem trazer outras complicações.

 

Com essas 10 dicas, super simples de serem seguidas, você pode cuidar com mais carinho de sua visão e ainda prevenir outras doenças, infecções e complicações. Não esqueça de nenhuma delas. Você tem alguma dica pessoal de como cuidar da visão? Conte para nós nos comentários!