Muitos pais ficam em dúvida sobre qual a idade certa para começar a levar os seus filhos para um exame oftalmológico. Enquanto uns imaginam que uma criança pode não ter problemas visuais, o que é um engano, outros querem que o exame seja feito regularmente desde de bebê.

 

Quando acontece o primeiro exame oftalmológico de uma criança?

 

Quando um bebê nasce, ele passa por uma bateria de exames no hospital para avaliar sua saúde. Dentre os exames feitos, a avaliação de saúde dos olhos já está incluída. Esta avaliação é considerada o primeiro exame oftalmológico do recém-nascido.

Depois desse primeiro exame, a criança pode passar novamente por uma avaliação antes de entrar na pré-escola, para saber se precisará de óculos para desenvolver as tarefas e acompanhar a aula no quadro. Porém, existem alguns cuidados e acompanhamentos que os próprios pais podem fazer entre o primeiro exame do bebê e o da pré-escola.

 

Cuidados antes do exame para o pré-escolar

 

É correto que uma criança tenha acompanhamento de um pediatra. O médico pediatra faz uma avaliação básica da vista da criança e ele é quem poderá indicar se o paciente necessita de um exame oftalmológico ou não.

 

Os pais também devem estar sempre atentos à saúde dos olhos dos seus bebês. Observar sinais importantes como: coceira, vermelhidão, lacrimejamento, desvios ou atraso de visão, entre outros cuidados comuns como: manter as mãos do bebê sempre limpas porque eles coçam os olhos, evitar que eles brinquem com algo que possa machucar os olhos e evitar que usem telas de TV, computador e celular durante muito tempo.

 

O tratamento oftalmológico para crianças

 

Como vimos, o primeiro exame de vista do bebê acontece já quando ele nasce. Depois disso, é importante o acompanhamento com o médico pediatra e se tudo correr bem, o próximo exame será antes do pré-escolar.

 

A partir do momento que a criança receber um diagnóstico de problemas visuais e necessitar do tratamento oftalmológico, os pais devem cumprir com os pedidos médicos imediatamente. As causas visuais devem ser atendidas sempre de imediato para que não haja uma piora significativa devido a esforços desnecessários da visão.

 

Algumas pessoas acreditam que o uso dos óculos em crianças vai piorar o diagnóstico ou estragar a visão, mas isso é um mito e o não tratamento solicitado pode acarretar em outros problemas.

 

Por isso, o recomendado é sempre estar atento e em caso de dúvidas, consulte um profissional. Jamais trate a saúde visual das crianças como menos importante ou com métodos caseiros. O tratamento oftalmológico é essencial para controle e cura de qualquer doença dos olhos. Fique atento!