O hordéolo pode se manifestar interna ou externamente. Popularmente o hordéolo também é conhecido como terçol, assim como quase todas lesões da pálpebra. O hordéolo externo manifesta-se nas bordas da pálpebra com pequenos abcessos, devido a alguma inflamação ou infecção nos folículos ciliares. Já o hordéolo interno dá-se pela infecção nas glândulas sebáceas. Essas glândulas têm papel importante para o bom funcionamento do canal lacrimal e a obstrução delas causa o calázio, que é uma lesão.

 

O hordéolo, apesar de apresentar dores incômodas, não oferece nenhum risco especial, mas deve ser tratado logo depois de descoberto. A lesão dura em torno de 7 a 10 dias.

 

Sintomas

 

Pode manifestar-se pela dor, inchaço e vermelhidão. Em casos mais avançados pode também provocar coceira, sensibilidade à luz e lacrimejamento. O hordéolo pode se manifestar em todas as idades, porém é mais comum em crianças e jovens, devido às mudanças de hormônios.

 

Tratamento

 

Os dois tipos de hordéolos, tanto o interno como o externo, drenam espontaneamente entre uma e quatro semanas. É importante que uma avaliação médica seja feita para ver se o quadro do cliente não é grave. Em alguns casos, pomadas ou colírios são indicados, em outros, apenas métodos naturais, como botar compressas de água quente algumas vezes ao dia.