É bastante comum fazermos exames médicos e recebermos orientações de sempre praticar exercícios físicos e cuidar da alimentação. Sabemos que esses fatores influenciam diretamente a nossa saúde, mas nem sempre lembramos que esses hábitos também influenciam na boa funcionalidade dos nossos olhos.

 

Os alimentos fornecem nutrientes essenciais ao corpo e que são fundamentais a saúde dos olhos. Acompanhe nossas 4 dicas de alimentação fundamentais para a visão.

 

1 – Use mais o alho como tempero

 

Algumas pessoas temem o alho por ter cheiro forte ou gosto ardente quando mal usado ou mastigado puro, mas o alho é um incrível tempero para adicionar às receitas e é muito saudável.

 

Com os benefícios do alho, observamos:

1 – Ao usá-lo como tempero, podemos diminuir o uso do sal pelo fato dele dar sabor e sensação de atenuar o pouco sal utilizado. Isso impacta diretamente na prevenção da hipertensão.

2 – O segundo benefício, é o alho conter glutationa, selênio, quercetina, Vitamina B1 e C, que são nutrientes que mantém a boa circulação sanguínea e o fortalecimento das células do corpo e dos olhos.

 

2 – Inclua alimentos de cor laranja nas refeições

 

Cenoura ralada, cozida, na sopa ou no arroz, esse legume, além de ser saudável, combina com vários pratos diferentes. Além da cenoura, os alimentos de cor laranja são ricos em betacaroteno, que age como um poderoso antioxidante em nosso corpo. Além disso, possuem grande porcentagem de Vitamina A, que garante um ótimo funcionamento dos olhos e principalmente da retina.

 

3 – Tudo verde: tenha o hábito de comer verduras e saladas

 

Todas as  folhagens verdes, principalmente as mais escuras, contém antioxidantes que ajudam a proteger os olhos e auxiliam a boa visão. O espinafre, a couve e o brócolis, por exemplo, também contém luteína e zeaxantina, combatem a degeneração macular, comum em pessoas de idade. Além de tudo isso, as folhas e verduras verdes oferecem melhorias visuais como percepção de contraste, alcance visual e conforto.

 

4 – Muitas cores: alimente-se de frutas e verduras coloridas

 

Um prato com alimentos bem coloridos dá fome e é agradável aos olhos. Além disso, possui uma variedade enorme de nutrientes. Frutas, verduras, saladas e grãos são opções saudáveis que trazem muitos benefícios ao funcionamento do nosso corpo e, consequentemente, aos nossos olhos.

 

Entre as tantas vitaminas que os alimentos coloridos contém, estão a vitamina B12, A, D e o Zinco, que são fundamentais para a prevenção da catarata e da degeneração macular.

 

A alimentação variada e saudável é de extrema importância para a saúde e prevenção das doenças dos olhos. Alimente-se bem, seus olhos e sua saúde agradecem.