O descolamento de retina ocorre quando essa fina camada de tecido nervoso, que é a retina, se desprende da parte posterior do olho e se descola. Para enxergarmos normalmente, são as células nervosas da retina que detectam entrada de luz nos olhos e avisam o cérebro. Quando a retina se descola esse mecanismo fica falho ou até mesmo não funciona.

 

O descolamento geralmente acontece quando um gel espesso, que encontra-se dentro dos olhos, se encolhe e separa da retina, num processo que pode ser natural do envelhecimento ou ter como causa um trauma físico ou por predisposição genética.

 

Quais são as principais causas?

 

Geralmente os descolamentos de retina acontecem ao longo da idade, em indivíduos de 40 anos ou mais, contudo, também pode acontecer com pessoas mais novas. Os principais riscos, que podem vir a causar o descolamento são: cirurgia anterior de catarata, alto grau de miopia, glaucoma, trauma na cabeça, no rosto e principalmente nos olhos, degeneração do vítreo (própria do envelhecimento), histórico familiar da doença, inflamações, tumores e diabetes.

 

Sintomas do descolamento de retina

 

É importante observar que o descolamento não é um processo doloroso. Por isso, se você sentir ou perceber algo diferente, deve logo fazer uma consulta no oftalmologista. Os sintomas apresentam-se como sombra periférica ou central, visão embaçada, sensação de pontinhos voando em frente à vista e em casos muito graves, perda da visão.

 

Qual o tratamento para o descolamento de retina?

A maioria dos casos é cirúrgico. A cirurgia deve ser feita ainda, e preferencialmente, quando a mácula (área no centro da retina, responsável pela visão) não estiver comprometida. Nestes casos, o resultado é muitíssimo melhor. Há casos que podem ser tratados com laser.

 

Recomendações gerais

 

  • Não é saudável usar colírios sem prescrição médica;
  • Ao observar qualquer tipo de alteração visual ou sentir irritabilidade nos olhos, procure um especialista;
  • Mesmo quando não temos nenhum sintoma, devemos fazer exames rotineiros para prevenir qualquer desconforto.