A conjuntiva é uma membrana transparente que fica por cima do globo ocular e na parte interna da pálpebra. A Conjuntivite é uma doença, caracterizada por uma inflamação na membrana conjuntiva, principalmente por causa de agentes tóxicos, alergias, vírus e bactérias.

Geralmente os dois olhos podem ser afetados, ou apenas um. Caso a pessoa descubra que está com conjuntivite, deve evitar coçar os dois olhos, passando a doença de um para o outro.

A contaminação por conjuntivite se dá, geralmente, em lugares fechados como: ônibus, escolas e creches, hospitais, empresas com salas muito fechadas. Pode ser passada (e pega) também por falta de higienização das mãos e rosto.

Você pode estar com conjuntivite, caso:

• Tenha vermelhidão e muitas lágrimas saindo dos olhos;
  • Sinta intolerância à luz;
  • Inchaço nas pálpebras;
  • Visão borrada e;
  • Visão embaçada.

A conjuntivite viral causa uma secreção esbranquiçada e que demora por volta de 15 a 20 dias para curar, caso o tratamento seja correto e seguido conforme aconselhamento médico.

Tratamento

Geralmente, não é recomendado nenhum tipo de tratamento para conjuntivite, mas é sempre muito importante consultar um médico. Para diminuir os desconfortos e sintomas, é indicado lavar várias vezes durante o dia com soro fisiológico gelado, manter a área dos olhos bem higienizada e utilizar colírios com recomendação médica.

A conjuntivite é mais frequente no verão e é difícil ser evitada, mas para tentar driblar a contaminação, é indicado que:

• Não se coce muito os olhos, muito menos com as mãos sujas e em lugares públicos;
  • Não use maquiagens e cremes faciais emprestados;
  • Evite compartilhar toalhas de rosto e cuide ao usá-las na casa de outras pessoas;
  • Cuide com piscinas que não estejam recebendo tratamento adequado.