Muito presentes no cotidiano das pessoas, atualmente, aparelhos eletrônicos como smartphones, tablets, computadores e televisão são meios de conectividade e entretenimento indispensáveis. Porém, o uso excessivo dos mesmos, causa sim problemas à saúde dos olhos.

Levando em consideração esses possíveis problemas, se faz muito necessária a ‘pausa para os olhos’, dando a eles um descanso dos aparelhos eletrônicos. Mas como fazer isso? E como identificar que já estão ocorrendo problemas na saúde dos olhos?

Telas pequenas, baixas resoluções, e todas as diferenças entre aparelhos, exigem dos olhos mais precisão no foco. Por isso, é importante começar conhecendo a “Síndrome da Visão do Computador” (ou CVS – Computer Vision Syndrome). Seus sintomas são: visão embaçada, sensação de cansaço e secura nos olhos, dores de cabeça e até mesmo nos ombros e pescoço.

Atente-se a alguns cuidados simples que, no cotidiano, podem fazer muita diferença:

  • Luminosidade: nem ambientes muito escuros e nem com luminosidade extrema, ambos são prejudiciais e causam o cansaço dos olhos;
  • Fique atento à sua postura: recomenda-se uma distância de 45 a 70 cm da tela do computador;
  • A cada 20 minutos em frente a qualquer aparelho eletrônico faça uma pausa.
  • Imponha limites ao tempo de uso dos aparelhos eletrônicos;
  • Piscadas: não as economize, elas são essenciais para descansar a visão;
  • Telas e monitores grandes: mais saudáveis para fazer leituras e manter foco.

Vale ressaltar que, embora a incidência desses problemas ocorra com a maioria de pacientes adultos, as crianças – cada dia mais conectadas aos aparelhos eletrônicos – também estão expostas a eles. Portanto, aos pais e responsáveis, ficam duas dicas a respeito disso: 1) monitorar o tempo de uso dos aparelhos pelas crianças; 2) restringir o uso apenas a ambientes bem iluminados.

Sobretudo, consulte um oftalmologista. Somente um médico especialista poderá te aconselhar da melhor maneira e ajudar na prevenção de doenças. Conheça a nossa equipe de médicos e consulte com confiança!

Consulte-nos: (47) 3422-3623 – 3027-1683