De alguns anos para cá, os óculos já não são mais a única alternativa para quem tem problemas de visão. O uso de lentes de contato e as cirurgias oculares mostram-se  alternativas com benefícios comprovados e de fácil alcance.

Ainda assim, mesmo com a cirurgia de miopia e as lentes, há quem prefira usar os óculos, pois tudo é uma questão de adaptação do tratamento. Por esse motivo e outros, devemos sempre fazer os exames regulares para saber os prós e contras de cada alternativa e escolhermos aquela que seja a melhor para nós.

Tanto os óculos quanto a lente possuem seus benefícios e pontos negativos. Enquanto a lente fica invisível, permite a prática de esportes e não machuca o rosto, em contrapartida, pode ser um pouco difícil de colocá-la e fácil de perdê-la. Já os óculos têm a praticidade de não fazer contato direto com os olhos, a facilidade de tirar e botar quando quiser. Contudo, algumas pessoas não gostam da aparência, do possível incômodo no rosto e da dificuldade de praticar esportes, entre outras coisas.

 

Mitos e verdades sobre o uso de óculos e lentes:

 

1 – Óculos é melhor do que lente?

 

Não. Isso é mito! Principalmente nos casos de alto grau de miopia, as lentes tornam-se mais eficazes por ficarem em contato direto com a córnea.

 

2 – Óculos comprados sem avaliação correta são prejudiciais aos olhos?

 

Sim. Isso é verdade! Além das dores de cabeça e tonturas, os óculos comprados prontos podem oferecer uma visão embaçada e distorcida. Em alguns casos, inclusive, podem aumentar o problema de visão, e, por isso, não são indicados.

 

3 – A lente de contato pode machucar ou entrar nos olhos?

Não. Isso é mito! As lentes são feitas com um material maleável, próprio para a área dos olhos e não há possibilidade física de entrar ou machucar.  

 

4 – Existem exercícios para os olhos que previnem a necessidade da utilização de óculos?

 

Não. Isso é mito! Nosso corpo envelhece, nossos trabalhos forçam a visão e também temos a questão genética. Para a maioria das pessoas, usar óculos em determinada fase da vida ou desde muito jovem é uma realidade.

 

5 – Faz mal usar os óculos de outra pessoa?

 

Sim. Isso é verdade! É muito improvável que a receita da outra pessoa seja exatamente igual a sua. Por esse motivo, sua visão estará sendo forçada, o que não é recomendado.

 

6 – Caso use óculos o tempo todo, a pessoa pode ficar dependente dele?

 

Não. Isso é mito! A verdade é que quando estamos usando os óculos corretos, enxergamos perfeitamente e ao tirar, estamos com nossa “visão normal”, naturalmente enxergando um pouco menos por precisar de óculos. Acontece que ficamos acostumados a enxergar sempre perfeitamente, isso é, usando os óculos.

 

7 – Óculos de grau vencem?

 

Sim. Isso é verdade! Além do desgaste do tempo, nosso grau de visão muda. Por isso, é necessário fazer exames regularmente para estar sempre com o grau correto.

 

8 – Óculos escuros protegem a visão?

 

Sim. Isso é verdade! Os óculos de boa qualidade possuem filtros de raios infravermelhos e ultravioleta e os piratas podem causar muitos danos.

 

É sempre bom fazer exames regulares com oftalmologistas. No dia da consulta, não deixe de tirar todas as suas dúvidas e preocupações. Não deixe as dúvidas prejudicarem sua visão.